• Alexandra Fabri

A liderança pode detonar a comunicação de sua empresa


Em toda organização é fato que os líderes possuem papel fundamental na integração, motivação e desempenho dos demais colaboradores.


Pode-se afirmar que eles funcionam como um modelo que refletirá, em grande parte, a forma como os seus liderados irão se comportar e se comprometer com a empresa.


Dessa forma, na comunicação empresarial, pode-se dizer que eles são pessoas chaves na propagação de informações entre todos.


No meu dia-a-dia não é raro encontrar empresários se queixando de problemas de relacionamento e comunicação entre líderes e colaboradores, o que afeta demais a produtividade da empresa.


Acontece, porém, que a comunicação não é algo isolado ou uma entidade à parte da organização que dever ser tratada separadamente. Ela é um processo que passa por todos os níveis hierárquicos, por todas as pessoas.

Assim, a forma como a empresa está organizada e como as pessoas são administradas, refletirá decisivamente na boa propagação de informações e na resolução de conflitos existentes nos relacionamentos interpessoais.


Portanto, devemos entender que empresários/gestores ao administrarem seus líderes e se relacionarem com eles, provavelmente, irão influenciar no modo como os líderes agirão com os demais colaboradores.


Então empresários/gestores, existindo problemas de comunicação e relacionamento entre liderança e colaboradores dê atenção como esses líderes estão sendo preparados e administrados:

  1. eles podem estar repetindo o seu comportamento;

  2. não estão sendo devidamente preparados ou capacitados para exercerem tal função.


Na primeira situação, cabe a você gestor observar como está tratando os seus líderes.

Já na segunda situação é importante observar se o colaborador que está exercendo a liderança possui perfil e conhecimento para tal função.

Muitas vezes é necessário investir em desenvolvimentos e cursos de capacitação afinal, além de espelhos, os líderes podem ser filtros positivos ou negativos no processo de comunicação da empresa. Basta investigar e ficar atento.


Alexandra Fabri

Mentora, escritora e palestrante em desenvolvimento de pessoas e equipes

Sócia/Gestora da AFBR Group e Diretora da minds by fabri