top of page
  • Foto do escritorAmanda Delasta

Saúde mental no ambiente de trabalho

Setembro é o mês conhecido pela campanha “Setembro Amarelo” e seu principal objetivo é dar visibilidade à questão do suicídio. O assunto é visto ainda como tabu e, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levam a ideias suicidas.


Entretanto, as campanhas e falas relacionadas ao suicídio muito frequentemente psicologizam o fenômeno, ou seja, transformam o evento única e exclusivamente em um episódio psicológico, tendo quase sempre a conclusão de que o suicídio está sempre muito próximo a depressão, fazendo com que se perca todas as outras variáveis que o influenciam.


Uma das variáveis é o suicídio no mundo do trabalho, já que condições inadequadas do mesmo podem favorecer a ideação suicida. A cada dia mais pessoas adoecem pelas frustrações ocasionadas por ambientes tóxicos de trabalho afetando assim a sua vontade de viver.


O esgotamento físico e mental no trabalho vem cooperando com essas ideações, ainda mais nos dias de hoje pela crise sanitária e socioeconômica que estamos vivendo por conta da pandemia do Covid-19, fazendo com que só agrave ainda mais esses casos.

O excesso de tarefas, juntamente a uma má gestão, é uma questão que se agravou com a pandemia e as novas condições de trabalho remoto, tendo em vista as incertezas no mercado de trabalho e o aumento do desemprego, fazendo com que as pessoas se encontrem em um angustiante desespero. Com isso, há também uma certa ausência de ações efetivas por parte de algumas empresas no que diz respeito aos cuidados com a saúde do trabalhador, sem contar casos de assédio moral.


Desta forma, é possível dizer o quão importante é o acompanhamento dos líderes e gestores frente as equipes, já que assim há uma troca entre ambos para que haja um bom relacionamento e um local prazeroso de se trabalhar.

E é nesse ponto que a minds by fabri entra através dos desenvolvimentos de liderança, fornecendo ferramentas comportamentais que visam uma gestão voltada para resultados, fazendo com que assim exista uma liderança bem preparada e uma equipe motivada.


Amanda Delasta

Graduanda em Psicologia

Assistente em Gestão de Pessoas da minds by fabri

bottom of page