top of page
  • Foto do escritorAlexandra Fabri

Como será o amanhã? Responda quem puder!



“Um caldeirão em ebulição de muitas emoções” define a sensação de passar por momentos de incertezas e indefinições.


Acontecimentos e mudanças que possuem grandes impactos em pensamentos e emoções geram nas pessoas um estado de alerta que, em períodos prolongados, fazem com que entremos em condições emocionais semelhantes a um período de guerra.


Transformações sociais, extremismo em pontos de vista e discordância de posicionamentos também influenciam na forma com que nos relacionamos com as pessoas à nossa volta.


Discursos radicais, informações de diversas fontes e a dúvida sobre sua confiabilidade cria um cenário que tem o potencial de acionar nossos medos mais primários. Enquanto alguns se beneficiam dos acontecimentos, outros enfrentam sentimentos negativos dos mais variados.


É necessário olharmos com cuidado para a fragilização da saúde mental em momentos assim.

Já para as empresas, qual o impacto? Como demandar produtividade em um cenário em que um número acentuado de pessoas se torna vulnerável emocionalmente?


Durante os quase 20 anos que venho trabalhando o desenvolvimento de equipes e lideranças, posso afirmar, baseada em minha experiência, que empresas que enxergam e se preocupam com seus colaboradores considerando sua totalidade (o ser humano em seus diversos papeis além do profissional) e investem em capacitações que abranjam essa totalidade, sobrevivem as mais variadas crises e, muitas vezes, na contramão da maioria das empresas em tal período, aumentam seu faturamento.


Então, de forma bem resumida, para atravessar períodos de tensão e ajudar nossa equipe a sobreviver a um caldeirão de emoções, aqui vão algumas dicas valiosas:

  • Invista em treinamentos, mentorias, desenvolvimentos comportamentais;

  • Capacite sua liderança para que realmente consiga exercer o real significado deste papel;

  • Crie canais de comunicação eficientes entre lideranças e liderados;

  • Promova o diálogo constante;

  • Observe seus liderados, considerando sua energia, predisposição;

  • Promova práticas de integração e lazer entre todos.

Nunca saberemos como será o amanhã nas empresas, mas podemos nos antecipar e fortalecer a nossa equipe para que possa estar preparada para as adversidades e a colheita de bons frutos!



Alexandra Fabri

Mentora, escritora e palestrante em desenvolvimento de pessoas e equipes

Sócia/Gestora da AFBR Group e Diretora da minds by fabri

bottom of page