Motivação e comprometimento estão entre os principais desafios do líder/gestor
É bastante comum, durante atendimentos aos nossos clientes, notar junto aos gestores e lideranças a necessidade trabalhar o comprometimento de sua equipe.
São queixas de falta de motivação, de que não há engajamento suficiente com a empresa e seus resultados, que o colaborador não veste realmente a camisa da empresa.
Ao receber essas questões, eu pergunto aos líderes e gestores:
A sua equipe sabe com o quê ela precisa estar comprometida?
Seu colaborador conhece realmente sua empresa?
Sabe os seus direitos e deveres?
Foi treinado para a sua função e principalmente para a realidade da empresa?
Há mecanismos de acompanhamento de seu trabalho?
Ele consegue visualizar seu crescimento e desenvolvimento na empresa?
Há coerência entre o discurso e a prática?
Os colaboradores sabem quais os valores que devem permear suas atividades para que os objetivos da empresa possam ser atingidos?
Precisamos entender: não adianta cobrar um comprometimento da equipe se não está claro para os colaboradores com exatamente o quê eles deveriam estar comprometidos.
A equipe precisa conhecer o rumo a ser seguido, seus colaboradores não vão deduzir essas informações por conta própria. É responsabilidade do líder/gestor conduzi-los e, às vezes, nem mesmo para as lideranças esses pontos estão claros, o que torna ainda mais desafiador.
O primeiro passo, então, é definir essas informações e transmitir para sua equipe. Não só em manual ou placas bonitas espalhadas pela empresa, mas sim se reunir com seus colaboradores, comunicar de forma assertiva e ter certeza de que eles entenderam cada um dos pontos.
Confiança e comprometimento são conquistados quando há coerência entre o que a empresa espera dos seus colaboradores, uma comunicação clara e efetiva e a forma como as ações são conduzidas.
Alexandra Fabri
Mentora, escritora e palestrante em desenvolvimento de pessoas e equipes
Sócia/Gestora da AFBR Group e Diretora da minds by fabri
Comments