top of page
  • Foto do escritorAmanda Delasta

Diversidade e inclusão: entenda a importância para as empresas



Diversidade nas empresas e inclusão social são assuntos extremamente importantes e estão se tornando cada vez mais populares no mercado de trabalho.


Quando falamos por diversidade, devemos entender que estamos falando de um grupo de pessoas com diferentes habilidades e características, pertencentes a diferentes grupos culturais. Pensando nas organizações empresariais, a diversidade pode ser compreendida por profissionais de diversas idades, orientações sexuais, etnias, classes sociais, gênero, deficiências, religiões, cultura, entre outras possibilidades.


Desta forma, quando as empresas incentivam e aplicam a diversidade em seu grupo, acabam por gerar transformações em sua cultura organizacional, pois a diversidade corporativa simboliza a responsabilidade social da empresa em criar e disponibilizar ao colaborador o mesmo espaço de oportunidades e respeito.


Apesar de ser um tema de extrema importância e com certa urgência dentro das organizações, precisamos ter paciência ao abordá-lo, pois é comum que o mesmo gere certa ansiedade e querer aplicar essas políticas sem planejamento pode causar um efeito contrário do esperado. Portanto, é importante e fundamental estruturar os processos, definir objetivos e estabelecer metas, bem como realizar a conscientização aos colaboradores mais antigos na empresa, para que essa nova cultura seja aceita de forma tranquila e respeitosa.


Como aplicar e incentivar a Diversidade e Inclusão em minha empresa?


  1. Lideranças: A liderança deve promover a igualdade e inclusão ao estabelecer objetivos e metas, bem como políticas que visam estimular os colaboradores a se engajarem e serem inclusivos com o tema. O líder deve ser o exemplo e espelho de sua equipe.

  2. Garantir igualdade, inclusão e não discriminação: Tratar todos com justiça, equidade e sem discriminação é um princípio dos direitos humanos. Gênero, orientação sexual, raça, etnia, idade, crenças, pessoas com deficiência, não podem ser motivos para excluir ou discriminar essas pessoas. Dentro da empresa, todos os colaboradores devem ser tratados de forma igualitária, sem distinção nas oportunidades, promoções e mudanças de cargos.

  3. Bem-estar e segurança: É importante que o colaborador se sinta seguro, fisicamente e psicologicamente, no ambiente de trabalho. É necessário que a empresa crie políticas internas que apontem tolerância zero à qualquer tipo de violência e preconceito, além de que a mesma fortaleça ainda mais a cultura, inclusão e respeito.

  4. Comunicação interna: O apoio à diversidade deve vir não só dos valores da empresa, mas principalmente, do comportamento de todos os colaboradores. É necessário trabalhar a comunicação interna, considerando o respeito as diferenças e promovendo treinamentos de equipe a respeito da conscientização.


A adoção de diversidade e inclusão nas organizações se apresenta como uma grande vantagem para a empresa e seus colaboradores, bem como apresenta um resultado de sucesso para ambos. Desta forma, é de extrema importância ampliar cada vez mais a ética, respeito e também os conhecimentos para que seja possível realizar as orientações necessárias para favorecer os melhores resultados para a empresa e sua equipe.



Amanda Delasta

Psicóloga | CRP 06/178981

Assistente em Gestão de Pessoas da minds by fabri

Comments


bottom of page