top of page
  • Foto do escritorminds by fabri

Saúde mental: 33% dos funcionários brasileiros têm algum tipo de transtorno mental, segundo estudo


Representação lúdica de lidar com transtornos mentais

Por Layane Serrano (Exame)


A saúde mental é um tema que está em alta nas políticas internas de muitas empresas, e há motivos para esse destaque: 33% dos colaboradores avaliados apresentam algum tipo de transtorno mental em nível severo ou extremamente severo, segundo o estudo “Um olhar aprofundado sobre a saúde mental nas organizações brasileiras”, realizado pela Vittude neste ano.

Dentre as patologias consideradas no estudo estão: ansiedade, depressão e estresse, sendo que:

  • 14% dos entrevistados apresentam níveis severos ou extremamente severos de ansiedade;

  • 9% de depressão;

  • 9% foram diagnosticados com quadros de estresse crônico.

Para a apuração dos dados, a empresa aplicou escalas psicométricas obtendo resposta de mais de 25 mil trabalhadores de 22 organizações de diferentes portes e setores.

Amanda Delasta, psicóloga e colaboradora da minds by fabri, alerta para a necessidade de acompanhamento constante da liderança, reuniões de feedback e uma comunicação aberta para compartilhar desafios profissionais.

É papel da empresa construir um bom ambiente organizacional, formar uma equipe unida e com trocas de experiências. Isso fará com que o trabalho em conjunto aconteça e a qualidade do serviço supere as expectativas. Tendo isso em vista, é importante que a empresa preze por uma boa integração, promova desenvolvimento pessoal, tenha uma boa prática de comunicação, entre outros fatores que fazem a diferença no ambiente de trabalho.

Comentarios


bottom of page